Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
A Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, é uma vertente da psicoterapia cujo objetivo é ajudar as pessoas a superarem seus problemas emocionais. Ela é um tratamento poderoso, porque combina aspectos científicos, filosóficos e comportamentais em uma abordagem abrangente, a fim de compreender e superar problemas psicológicos comuns.
Criada na década de 60 pelo psiquiatra norte-americano e professor emérito do departamento de psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, Aaron Beck, a TCC se baseia na premissa de que a forma como interpretamos as situações tem uma influência maior que os fatos em si, impactando diretamente em nossos sentimentos e comportamentos diante de cada situação.
Este processo de interpretação dos fatos se assemelha a uma reação em cadeia, e se dá de forma tão rápida, que os chamamos de pensamentos automáticos. Eles surgem em nossa mente e muitas vezes não nos damos conta. Podem ser influenciados por memórias traumáticas, experiências ou crenças formadas desde a infância.
Um exemplo: se você é extremamente ansiosa e tem pensamentos negativos e catastróficos, logo passará a se sentir angustiada, ainda mais ansiosa e apreensiva. Como consequência, terá comportamentos que reforçam esses pensamentos, como evitar sair, controlar pessoas próximas, verificar a pressão arterial, ligar para os familiares... mesmo não havendo qualquer motivo para que tais pensamentos surjam.
Quando estes pensamentos automáticos são constantes, carregados de julgamentos e interpretações sobre o mundo, os outros e nós mesmo, eles desencadeiam uma série de problemas emocionais e interpessoais. Contudo, a Terapia Cognitivo Comportamental não é só isso, este princípio é apenas uma forma muito simples de resumir a teoria.
Através do processo terapêutico, portanto, é possível ter maior clareza daquilo que é responsável por causar e desenvolver os problemas emocionais, já que, algumas das estratégias que nós adotamos, até inconscientemente, para lidar com estes problemas, podem, na verdade, estar os alimentando. A estrutura das sessões é similar a outras terapias, com 50 minutos de duração e encontros semanais. Elas acontecem de forma estruturada e participativa, sempre respeitando o perfil, o ritmo e as particularidades de cada indivíduo.
Se desejar informações sobre valores; marcar uma primeira entrevista ou tirar outras dúvidas, envie uma mensagem!
Para que você se sinta à vontade, nosso primeiro contato e todas as suas dúvidas podem ser esclarecidas via WhatsApp ou via formulário. Ao marcar seu primeiro atendimento (caso nunca tenha feito terapia antes), não se preocupe, não há um roteiro a seguir. Conduzirei essa primeira entrevista de forma tranquila. Falaremos do que mais lhe incomoda agora e, em seguida, ao reconstruirmos seu histórico de vida - com os fatos que mais lhe marcaram e suas dificuldades atuais - avaliaremos metas e uma proposta de tratamento.
Os atendimentos ocorrem de forma presencial: de segunda a sábado, também online, via Skype ou plataforma similar. O atendimento online é uma realidade cada vez mais comum no cenário atual, apesar de não ser um serviço tão novo na psicologia brasileira (resolução CFP 11/2012). Muitas pessoas ainda tinham resistência, mas passaram a utilizá-la sobretudo após a pandemia de COVID-19, como uma ferramenta que facilita a nossa vida, reduz o deslocamento e otimiza o tempo. Sendo assim, seus atendimentos podem ocorrer nos intervalos do trabalho, no conforto da sua casa ou num ambiente neutro e privado, respeitando os mesmos padrões e normas dos atendimentos presenciais.
O atendimento psicológico online também pode ser destinado a brasileiros que residem no exterior, já que fazer terapia em sua língua materna, além de recomendado, é algo extremamente reconfortante. Dificuldades de adaptação, mudanças repentinas em decorrências de situações profissionais ou distanciamento familiar são desafios que, em geral, podem ser amenizadas com a ajuda de um profissional. Conhece alguém que vive no exterior e precisa de ajuda? Está passando por dificuldades de adaptação à nova cultura, idioma ou se sentindo desamparado?
Entre em contato e tire suas dúvidas, você não está sozinho!
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.